02/07/2021 às 13h09min - Atualizada em 02/07/2021 às 14h20min

DrogaVET muda posicionamento para se conectar diretamente com tutores

Primeira campanha publicitária, “A gente entende seu pet”, lançada em abril, já obteve 280 mil visualizações no YouTube

DINO
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Cena do filme: a gente entende seu pet, da DrogaVET


É inegável que 2020 foi um ano desafiador para a grande maioria das empresas. A pandemia fez com que muitos processos fossem revistos e transformados, rapidamente, em oportunidade. Na DrogaVET, rede de farmácia de manipulação veterinária, não foi diferente. Após uma forte retração nos meses de março e abril, a empresa percorreu uma escalada de crescimento. O resultado: o maior crescimento anual de toda sua história, com ampliação de 40% no número de unidades e de 28% no faturamento médio da rede.

Segundo Flávio Pigatto, sócio-fundador da DrogaVET, em razão da nova realidade, a empresa, que já vinha passando por um amplo processo de inovação, precisou, em poucas semanas, implantar melhorias na venda digital, principalmente no atendimento virtual e delivery, de forma a ganhar produtividade e acelerar as vendas, ampliando a comunicação online com os tutores para uso dos canais de e-mail e WhatsApp. "Essa rápida adaptação nos deu a oportunidade de estreitar ainda mais a relação com os tutores, entendendo de maneira direta as necessidades específicas, gostos e preferências de seus pets, uma vez que já tinham em mãos a receita do veterinário", explica o executivo.

Paralelamente a isso, a rede redirecionou os investimentos do marketing também para o digital, investindo com mais propriedade em campanhas direcionadas aos tutores: posts, lives proprietárias, lives patrocinadas de artistas e até eventos online com palestrantes nacionais e internacionais, gerando um arcabouço de conteúdo informativo e educativo aos amantes de animais de estimação. "Esse foi o ponto de virada do nosso posicionamento. Após solidificarmos nosso compromisso e credibilidade junto aos médicos veterinários e candidatos à franquia, percebemos que era hora de aproximarmos a marca do público consumidor de maneira direta", comenta o gerente de marketing da empresa, Thiago Joaquim.

Além disso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa divulgada em 2019, há 139 milhões de animais de estimação no país e os bichinhos já ocupam mais lares do que as crianças. "O Brasil é o segundo maior mercado global de produtos pet, atrás apenas dos Estados Unidos. Esse cenário formado pelo isolamento, aumento do número de pets e a necessidade de nos comunicarmos diretamente com o tutor foi o ponto de partida para iniciarmos o planejamento da nossa primeira campanha publicitária, fazendo o link com nosso novo posicionamento: #pormaistempojuntos, um tempo mais acolhedor, qualificado e desfrutando de boa saúde para mais anos de vida", detalha Joaquim.

Primeira campanha da rede: A gente entende seu pet. DrogaVET.

Com o áudio narrando as artes do pior gato do mundo, o filme traz o Tobias, personagem da primeira campanha publicitária da DrogaVET". Com duração de um minuto, assinado pela Flavor Studio, produzido pela Asteroide e com trilha da Canja Audio Culture, apresenta a tutora narrando, através de uma carta para o seu gatinho, todas as peripécias dele e torcendo para que ele fique bom logo, contando com as soluções da empresa para a longevidade e qualidade de vida dos pets. A campanha estreou no mês de abril no YouTube e já bateu a marca das 280 mil visualizações, desdobrando-se também em outros canais: posts nas mídias sociais, stories, landing page e mídia de performance.

2021: investimentos e expectativas

A rede espera aumentar em 50% o investimento em marketing digital este ano. "Além do recall à marca, almejamos ampliar a fidelização dos clientes e dobrar o volume de pedidos", informa a sócia-fundadora, Sandra Schuster. E, dando sequência ao seu processo de inovação, a DrogaVET também investirá, este ano, na ampliação das estruturas físicas, prevendo, inclusive a contratação de 30 novos colaboradores até o fim do ano.

"Além disso, cerca de R$ 1 milhão será destinado ao fomento de pesquisas e desenvolvimento de produtos, na busca pelas validações das eficácias dos nossos ativos em diferentes formas manipuladas. Como exemplo, podemos citar os estudos à base de CBD (Canabidiol) - suspensos temporariamente até que a legislação seja aperfeiçoada -, e os novos produtos baseados em nanotecnologia, novos sabores - como o petit suisse de morango lançado este mês - e novos formatos, como o shampoo em pó", comenta Pigatto.

Quanto às perspectivas para o ano, a empresa analisa várias possibilidades para sua expansão internacional e afirma que já está em contato avançado com alguns candidatos latino-americanos, europeus e também americanos. "Em atenção a essa demanda, iniciamos há seis meses a estruturação da cadeia de fornecedores em cada uma dessas regiões", sinaliza Pigatto.

Adicionalmente, a rede pretende dar continuidade aos investimentos em inovação, com a adoção de novas tecnologias, para atendimento rápido e seguro aos clientes pelos diferentes canais digitais, viabilizando sua extensão a regiões onde ainda não estão presentes fisicamente. "Já em relação às expectativas para 2021, a meta é finalizar a implantação de 21 novas unidades já contratadas, completando 74 unidades em operação até dezembro, e incrementar em 20% o faturamento em relação ao ano anterior", finaliza o executivo. Atualmente a rede possui 49 unidades, sendo 45 franquias e 4 unidades próprias (Curitiba, Joinville, Balneário Camboriú e Florianópolis).



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