02/07/2021 às 14h50min - Atualizada em 05/07/2021 às 00h00min

O reinado das micro, pequenas e médias empresas

Profissionais contam suas sagas em negócios que resistiram ao olho do furacão em 2021

SALA DA NOTÍCIA Pietro Casanova
Imagem para divulgação

Sendo no ano de 2021 uma das maiores fontes de emprego no mundo pós acontecimento pandêmico, as micro, pequenas e médias empresas representam atualmente mais de 60% dos empregos. Esse senso de resiliência é comemorado especialmente no dia 27 de junho, data festiva em homenagem a todas essas companhias que resistiram – e se reinventaram – e continuam batalhando na vida pós coronavírus.

“Acreditar no seu negócio é de extrema importância, porque se você tem a crença de que ele vai funcionar, a chance do sucesso se torna muito maior, pois a aura do ambiente se tornará diferente. Motive seus funcionários, mas principalmente motive a si mesmo, o resultado será muito mais gratificante.” – Diz Rita Carvalho, especialista em desenvolvimento humano.

A médica especialista em estética, Dra. Patrícia Ludwig foi um desses exemplos. Sua micro-empresa (um consultório de estética na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro) foi inaugurado em março, apenas uma semana antes do lockdown.

“Obviamente, não esperávamos essa situação da pandemia, e jamais imaginaríamos as proporções que isso tudo tomaria; Porem o fechamento pelo motivo do vírus não nos abalou. Não passa em nenhum momento pela minha cabeça largar o negócio, já que tantas clientes passaram a se fidelizar com a clínica.”

Já no Reiki Instituto (pequena empresa contendo em um prédio store in store) tem de tudo um pouco: A parte do instituto de beleza, com estética, cabelos e cuidados com o corpo, um escritório imobiliário e um escritório de advocacia. Abrindo no meio da pandemia, a proprietária Karen Castro relata a experiência como um “tiro no escuro”.

“Eu particularmente fiquei com muito medo de não conseguir manter o emprego dos meus funcionários, que trabalhavam comigo já a tantos anos. Como tinha um pedacinho de cada coisa em vários cantos diferentes, era mais fácil pegar um local e botar todos juntos. É cada seção em seu quadrado, mas assim posso estar de olho e controlando tudo.”

A empresária pegou um pequeno prédio e o transformou em um “office”, com capacidade de comportar todos os segmentos.

“Tive essa ideia do “office” principalmente pela capacidade de atrair a todos os tipos de público. As vezes que eu pensei em desistir foram mais de duas ou três, mas botei os pés no chão me reinventando a cada passo no meu negócio, defini as minhas prioridades e conseguimos sair a diante.”

A arquiteta Millena Miranda que mesmo tendo o seu escritório próprio na Freguesia investiu na sua loja Casa Conceito em maio deste ano, um espaço para quem ama arquitetura, design e decoração. Localizado na Avenida das Américas, 15.455 loja A, Recreio dos Bandeirantes.

A construtora Help Reforma e Construção é liderada pelos sócios Victor Henriques e Pedro Pugliese. Uma micro empresa existente em Niterói (Rua Galvão Peixoto, 70 sala 508 Icaraí) há mais de três anos, no escritório são três funcionários e mais uma marca, totalizando 20 indiretos e diversos MEIs e terceirizados.

A hair stylist especialista em ruivos, Bella Assumpção, é proprietária do seu próprio salão há 9 anos, com 13 funcionários, localizado na Penha (Rua Montevidéu, 1296), Zona Norte do Rio de Janeiro. Já passou por muito perregue, até pedir permissão para os bandidos para fotografar as meninas que tingiram o cabelo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp