14/07/2021 às 12h11min - Atualizada em 14/07/2021 às 15h50min

IEE dá curso gratuito sobre como ter acesso a Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LFIE)

Promovido pelo Instituto Esporte & Educação, em conjunto com o Itaú Unibanco, na plataforma EAD, é voltado para organizações que desenvolvem projetos esportivos com foco no Esporte Educacional, assim como projetos educacionais e culturais. Inscrições estão abertas e são limitadas

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O Projeto Trilha, apresentado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) e pelo Itaú Unibanco, está lançando um curso que ensina como ter acesso à Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LFIE), visando buscar financiamento privado para projetos sociais. É o "Trilhas de Formação: Lei Federal de Incentivo ao Esporte – LFIE". As inscrições, limitadas, já estão abertas pelo link: esporteeducacao.org.br/trilha. São três módulos de conteúdos exclusivos, com mais de 60 horas, na plataforma EAD, totalmente on-line e gratuito.

Em seu conteúdo serão apresentados os aspectos legais e técnicos necessários para elaborar e aprovar projetos junto à LFIE. Além dos enquadramentos legais, os trâmites burocráticos e os parâmetros técnicos, também terá um módulo sobre Esporte Educacional.

O IEE, criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, tem 13 anos de experiência com a LFIE. E, além de realizar o curso em conjunto com o Itaú, conta com a parceria da ISG Estratégia Esportiva, que trabalha na elaboração, acompanhamento e gestão de projetos esportivos financiados com recursos públicos.

"Temos experiência de mais de 20 anos com projetos sócio-educativos e, assim, podemos ajudar a mostrar o caminho para atuar junto à LFIE, com a qual trabalhamos há 13 anos", afirma Ana Moser. "Buscamos organizar todas as informações, a partir das melhores referências técnicas e experiência prática, de uma forma que possa ser aplicada por qualquer instituição que se alinhe aos padrões apresentados", completa.

No dia 21 deste mês, às 19h, será realizada uma masterclass, ao vivo, com as presenças de Ana Moser, Mônica Sayuri Bando, analista de Relações Institucionais do Itaú, e Adriano Rosetto Jr., coordenador pedagógico do IEE.

Voltado para OSCIPS, ONGs, OSCs - O curso chega, assim, para auxiliar as instituições, que muitas vezes têm dificuldades em acessar o patrocínio privado e a LFIE é o mais importante mecanismo que se pode encontrar no Brasil. Os participantes terão o prazo de três meses para cumprir todos os módulos e atividades. Ao final serão oferecidos certificados de conclusão.

O conteúdo é voltado para OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCs (Organizações da Sociedade Civil), que desenvolvem projetos esportivos, com foco no Esporte Educacional e atendem a crianças e jovens, estudantes de escolas públicas, assim como projetos educacionais e culturais. Também outras instituições e profissionais que trabalham com elaboração de projetos, acesso a leis de incentivo e fundos públicos.

Entre as atividades, serão realizados painéis de debate, apoio técnico para tirar dúvidas durante o desenvolvimento do curso, assim como uma "Oficina de Projetos", em que os participantes poderão colocar os conteúdos na prática e elaborar seus próprios projetos, contando com apoio técnico e aulas ao vivo.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Sobre ITAÚ: Como instituição financeira, o Itaú Unibanco reconhece seu papel de agente de transformação e promotor do desenvolvimento local. Nesse sentido, trabalha para incentivar projetos, instituições e indivíduos de maneira inovadora, rumo à construção de um mundo melhor.

O banco acredita no poder do esporte como ferramenta de inclusão social e promoção da educação integral de toda a população. Por isso, impulsiona a sociedade civil na criação, fortalecimento, ampliação e continuidade de programas que promovam estes benefícios por meio da prática esportiva.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp