22/07/2021 às 12h01min - Atualizada em 22/07/2021 às 12h01min

PERUÍBE - prefeito Luiz Maurício é reprovado por 50,1% da população

O índice de aprovação nos primeiros seis meses de governo do tucano é de 42,1%; não souberam opinar 7,8% dos moradores eleitores da cidade.

​Por Daniela Origuela
Portal BS9
Ilustrações: Badra | Foto: Divulgação
Por Daniela Origuela
Redação BS9

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira, dia 21, de avaliação dos seis primeiros meses do segundo mandato do prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), repercutiu na cidade. O levantamento foi realizado pela Badra Comunicação em parceria com o Portal BS9 e indicou que mais da metade da população, 50,1%, reprova a administração municipal.

“Nas redes sociais ele posta que está fazendo bastante coisa, dá uma pintada na UPA, limpa algumas valas, a cidade não está tão abandonada assim. Mas sou moradora do Guaraú, que é abandonado, e faz parte de Peruíbe”, disse a manicure Bianca Ferreira, de 19 anos.

Ela relata os problemas vivenciados pelos moradores do bairro, que fica distante do Centro e é conhecido pelos recursos naturais. “Quando dá uma simples garoa, alaga e não dá para sair de casa. O horário do ônibus é horrível, não tem manutenção nas vias. Falta zeladoria”.

Segundo Bianca, é necessário que o prefeito enxergue a cidade como um todo. “É preciso melhorar todos os bairros. Peruíbe é um lugar muito bonito. É importante focar no turismo tanto para a economia como para os moradores. Aqui não tem emprego, ainda mais na pandemia. É desesperador ver os pais de família sem ter o que comer passando necessidade. Tem que levar esporte para os jovens nas comunidades. É preciso fazer o hospital, a cidade precisa de hospital, e melhorar os postinhos”.



A ajudante geral Raissa Alves Pereira, de 20 anos, moradora da Vila Erminda, aprova os seis primeiros meses do segundo mandato de Luiz Maurício. “Não aprovava. Antes a gente não via nada por aqui no meu bairro. Era difícil ver o pessoal da prefeitura trabalhando. Hoje a gente está vendo, ninguém me falou. Ele arrumou o campinho do Recreio Santista, tampou os buracos, mexeu no canal. Que continue com melhorias para toda a cidade”.

Em nota enviada ao BS9, o prefeito Luiz Maurício avaliou o resultado da pesquisa. “Recebo os números com bastante humildade. Vivemos em um momento de alta rejeição de políticos e de governos. Não é à toa que toda avaliação dos governos desta pesquisa ficaram na mesma média. Continuo focado em melhorar a cidade a cada dia. Deu certo nos últimos quatro anos, quando entregamos uma cidade melhor do que quando assumimos. A população entendeu e reconheceu isto nas urnas. Agora o caminho é o mesmo”, disse o prefeito no texto.

O índice de aprovação de Luiz Maurício, na pesquisa, é de 42,1%. Não souberam opinar soma 7,8%.

Adversários
Terceiro lugar nas eleições de 2020, Cabo Anderson do Proerd (Patriotas) disse que a reprovação da gestão de Luiz Maurício, na pesquisa, reflete o pleito do ano passado, quando o prefeito foi reeleito no segundo turno com diferença de apenas 771 votos.

“Ele teve rejeição de 70%. Foi uma eleição com abstenção de 19 mil eleitores. A situação é a mesma de antes das eleições. A reprovação é reflexo desses 70%. Não temos hospital, o transporte é outro problema que precisa ser resolvido. Continua tudo a mesma coisa”, disse Cabo Anderson do Proerd.

A pesquisa indicou que 55,6% da população aprovam as medidas adotadas pelo prefeito Luiz Mauricio no enfrentamento da pandemia de Covid-19. No entanto, Cabo Anderson discorda: “Quais medidas? Comércios que não vão abrir mais, pessoas que perderam seus empregos. Faltou flexibilização”.

Alex Matos (Podemos), que ficou em quarto lugar na disputa da prefeitura em 2020, acredita que a reprovação do governo de Luiz Maurício está relacionada à ausência da prefeitura no cotidiano da cidade. 
 
A pesquisa mostra a realidade que sentimos nas ruas, a população continua rejeitando o governo e espera muito mais do prefeito reeleito, nota-se que a maior rejeição está entre as mulheres que além do prefeito ainda não ter entregue uma maternidade eficiente, como mãe, elas sofrem pelo precário atendimento na área da saúde. Essa pesquisa mostra que apenas 22% da população gosta desse governo”, destaca Alex Matos.
 
O adversário de Luiz Maurício disse que é momento de ‘puxar o freio de mão em críticas’. “Agora, nesse pós-pandemia, é preciso ajudar a nossa cidade, a retomar a economia, o turismo gerando assim empregos e a organizar as coisas. É torcer que ele faça mais ações em que a população realmente sinta que há um prefeito na cidade”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp