05/08/2021 às 11h54min - Atualizada em 05/08/2021 às 12h30min

Troféu José Finkel de natação vai de terça a sábado na Arena ABDA

Pela primeira vez, Bauru recebe um dos mais fortes campeonatos absolutos do Brasil, com presença de grandes nomes

SALA DA NOTÍCIA Sheila Junqueira - Assessoria de Imprensa ABDA
https://abdabauru.com.br/blog/2021/08/04/trofeu-jose-finkel-de-natacao-vai-de-terca-a-sabado-na-arena-abda/
Divulgação ABDA

A Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) será palco entre os dias 10 e 14 de agosto, do Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação - Troféu José Finkel, um dos mais fortes eventos da natação brasileira, que reúne grandes nomes da modalidade, incluindo atletas olímpicos. Ao todo, estão inscritos para a competição, realizada em piscina de 25 metros, 351 atletas de 54 clubes tradicionais de 14 Estados brasileiros, Distrito Federal e também da Argentina e Bolívia.

O campeonato absoluto, ou seja, que não possui divisões de categorias, inicialmente seria realizado no Itaguará Country Clube, na cidade de Guaratinguetá (SP), mas acabou transferido para Bauru pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O Troféu José Finkel é seletiva para o Campeonato Mundial de Piscina Curta (25 metros), que será realizado em Abu Dhabi, entre 13 e 18 de dezembro.

Equipe ABDA - Na disputa do Troféu José Finkel, não importa a idade do atleta, mas a conquista de índice para participar das provas. Dessa forma, competem apenas nadadores com os melhores tempos. A ABDA sempre marcou presença no Troféu José Finkel ao longo dos anos e, em 2021, participará da competição com 7 atletas que vêm se destacando nas categorias juvenil e junior: Gabriel Bozzolo, Julia Pimentel, Sophia Coleta, João Nunes Neto, Brian Aguiar, Gustavo de Matos e Yuri Cabral.

Na última edição do Finkel, em 2019, Sophia Coleta nadou as provas 200m livre e 1500m livre. Nos 200m livre, a atleta se classificou com o 14º melhor tempo, entrando na final B. “Ela se classificou com o tempo de 2´06″95, nadando na final para 2´07″00, mantendo sua posição 14ª. Foi a primeira final de campeonato absoluto da Sophia”, relembra o técnico Douglas Gonçalves. Em 2021, Sophia vai disputar os 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m livre.

Recentemente, no Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno, Sophia Coleta conquistou medalha de prata nos 200m livre e bronze nos 100m livre. Os demais atletas inscritos da ABDA vão estrear no Troféu José Finkel, mas já têm na bagagem grandes marcas.

Brian Aguiar conquistou, no final de julho, medalha de bronze nos 200m borboleta no Campeonato Brasileiro Junior de Inverno. No Finkel, Brian vai nadar os 100m e 200m borboleta e ainda os 100m medley.

João Nunes Neto foi campeão paulista nos 200m livre. No Finkel, vai nadar os 100m e 200m livre, 100m e 200m medley.

Gustavo de Matos conquistou Troféu Eficiência da categoria no Campeonato Paulista. No Finkel, vai nadar as provas 100m medley e 200m peito.

Yuri Cabral foi vice-campeão paulista nos 200m livre. No Troféu José Finkel, vai disputar os 50m livre.

Gabriel Bozzolo foi campeão dos 1.500m livre no Campeonato Paulista. No Finkel, vai compor a equipe no revezamento, assim como Julia Pimentel. A atleta recentemente, conquistou 3 medalhas de prata no Campeonato Paulista nos 100m e 200m borboleta e nos 400m medley.

De alto nível - Grandes nomes da natação brasileira participarão das provas em Bauru, entre eles, estão dois medalhistas de Tóquio 2020: Ana Marcela Cunha, ouro nos 10 km da maratona aquática feminina, e Fernando Scheffer, bronze nos 200m livre.

Além dos dois medalhistas, outros atletas olímpicos que estão inscritos no Troféu José Finkel são Aline Rodrigues, Ana Carolina Vieira, Beatriz Pimentel Dizotti, Breno Correia, Caio, França, Caio Pumputis, Etiene Medeiros, Felipe Lima, Gabriel Santos, Gabrielle Roncatto, Giovanna Diamante, Guilherme Guido, Guilherme Basseto, Guilherme Costa, Julia Sebastian, Larissa Oliveira, Leonardo de Deus, Luiz Altamir, Marcelo Chieriguini, Matheus Gonche, Murilo Sartori, Nathalia Almeida, Pedro Spajari, Stephanie Balduccini, Vinicius Lanza e Viviane Jungblut.

Devido à pandemia, a competição será realizada sem presença de público, haverá testagem para covid-19 dos atletas e demais envolvidos, além da exigência de protocolos sanitários governamentais vigentes na data do campeonato.

Mais informações sobre o Troféu José Finkel e transmissão ao vivo das provas durante o evento no site da CBDA em https://cbda.org.br/cbda/natacao/evento/34685/campeonato-brasileiro-abs-de-natacao-jose-finkel.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp