01/11/2021 às 15h47min - Atualizada em 02/11/2021 às 00h00min

Pesquisa indica que procura por cursos de graduação na área da saúde aumentou

Atualmente, a educação e as carreiras são pensadas de outras formas

DINO
https://fcmsantacasasp.edu.br/


De acordo com pesquisa realizada pela Pearson - empresa britânica do setor de educação - entre 28 de abril e 12 de maio de 2021, a pandemia da covid-19 fez crescer a procura por cursos de graduação na área da saúde, como Medicina e Enfermagem, por exemplo. A pesquisa, de caráter global, contou com a participação de 2 mil pais, além de alunos entre 11 e 17 anos. O estudo foi realizado no Brasil, China, Reino Unido e Estados Unidos. O objetivo da pesquisa era investigar os reflexos da pandemia em relação à aprendizagem mundial e como a internet mudou a forma de ensinar.

Na análise sobre os cursos de graduação na área da saúde, 64% dos pais alegaram ter notado um crescimento do interesse dos filhos em pautas ligadas à ciência a partir da chegada da pandemia da covid-19. No Brasil, esse índice chegou a 67%. Além disso, a pesquisa ainda apresentou que 64% dos alunos pensam em escolher um caminho profissional levando em consideração a pandemia.

Tendências entre os países

A pesquisa revelou que três em cada quatro respondentes acreditam que a pandemia da covid-19 causou um aumento na atenção e compreensão entre um indivíduo e outro. Ademais, outros cenários também foram revelados: 83% dos pais acreditam que seus filhos percebem melhor as dificuldades que os outros enfrentam, e 90% dos entrevistados creem que a possibilidade de acessar a internet é um direito básico.

O estudo da Pearson ainda aponta que mais de três quartos dos pais (o equivalente a 77%) e 8 em cada 10 estudantes estão positivos ao confiar que a pandemia fez com que a geração atual esteja mais resistente; além disso, dois terços dos estudantes de universidades alegam ter evoluído como seres humanos. Os pais também têm essa mesma percepção em relação aos filhos em idade escolar: 64% dizem que eles cresceram e mudaram positivamente.

Ganhos

Sobre os ganhos adquiridos entre as crianças com a experiência da pandemia são percebidos a adaptabilidade, habilidades em lidar com o digital e a preocupação com outros indivíduos. Entre os estudantes de universidades, os ganhos têm relação com a adaptabilidade, resiliência e automotivação. O estudo indica que, de forma generalizada, a empatia foi um ganho muito presente, uma vez que a pandemia da Covid-19 fez com que o senso de compaixão e humanidade crescesse entre as pessoas. Também é perceptível, em todos os grupos, que igualdade racial, educação e saúde são pautas essenciais.

Sobre a educação

O estudo, além de mostrar sobre a procura por cursos de graduação na área da saúde, como aqueles oferecidos na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FMCSCSP) — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos —, também apontou que, atualmente, a educação e as carreiras são pensadas de outras formas: 68% dos universitários enxergam mais valor na educação do que em outro momento; 72% também notam uma urgência para finalizar o curso em que estão; e 56% repensam as carreiras que escolheram.

Esses fenômenos são reflexos da pandemia da covid-19. Além disso, 45% dos universitários também passaram a pensar a respeito de uma carreira no segmento da saúde ou em uma pesquisa nas áreas biológica e médica. Os pais também sentem um maior interesse dos seus filhos nessas áreas.

Neste fim de semana, 8,2 mil candidatos disputam 510 vagas no Vestibular da Faculdade da Santa Casa de SP

Neste sábado (30) e domingo (31) serão aplicadas as provas do Vestibular 2022 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Ao todo, 8.278 candidatos irão disputar as 510 vagas oferecidas em cinco cursos de graduação na área de Ciências da Saúde: Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos. Para ter acesso a todas as informações sobre as provas, o candidato deverá se logar no site da Vunesp, que é responsável pelo processo.

Para o curso de Medicina, a prova será realizada nos dias 30 e 31 de outubro de 2021, das 14h às 18h. No sábado (30/out) ocorrerá a prova de conhecimentos gerais. Já no domingo (31/out), será realizada a prova de conhecimentos específicos e redação. Para os cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos, a prova única será realizada no dia 31 de outubro de 2021 (domingo), das 14h às 18h.



Website: https://fcmsantacasasp.edu.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp