05/11/2021 às 19h42min - Atualizada em 06/11/2021 às 00h00min

3º FestFIM traz nove dias de maratona cultural on-line

Festival de Artes do Fim do Mundo reúne artistas do Brasil, Argentina, Portugal, Áustria, Itália e Rússia, de 6 a 14 de novembro, exibindo 70 projetos artísticos, entre espetáculos nacionais, internacionais e atividades formativas

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Divulgação
Com uma programação on-line de mais de 100 horas de atividades, entra em cartaz o 3º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo, que irá movimentar a cena cultural de 6 a 14 de novembro. Na bagagem, uma extensa programação gratuita com espetáculos, workshops, oficinas, minicursos, debates, leituras dramáticas, bate-papos em encontros on-line na plataforma Zoom e no YouTube.

Coordenado pela Cia. Apocalíptica, sediada em São José do Rio Preto (SP), importante polo cultural do estado de São Paulo, a transmissão dessa maratona será pelo site www.ciaapocaliptica.com e pelas redes sociais da companhia (YouTube, Facebook, Instagram @cia.apocaliptica), a fim de atingir o maior público possível. O FestFIM é realizado por meio de recursos do ProAC LAB 60/2020.

Novidades desta terceira edição

A abertura do 3º FESTFIM será no dia 6 de novembro, 19h, com show do Psicorange e participação de convidados e plateia na sede da Cia. Apocaliptica, além da transmissão ao vivo pelo Zoom e Youtube. “Será nosso primeiro evento híbrido em três edições do festival e será uma oportunidade de estar em companhia dos artistas e do público, marcando o início da programação”, revela Lawrence Garcia, e coordenador geral do FestFIM e um dos fundadores da Cia. Apocalíptica.

A extensa programação gratuita segue até 14 de novembro passando pelo festival 70 projetos artísticos, entre espetáculos nacionais, internacionais e atividades formativas, envolvendo mais de 300 artistas do Brasil, Argentina, Portugal, Áustria, Itália e Rússia,

Outra novidade desta terceira edição está na inclusão de projetos de curta-metragem. “Até então, o festival somente contemplava trabalhos com mais de 30 minutos”, destaca Lawrence. Segundo ele, na grade atual são 11 curtas a partir de dois minutos, com temas bem variados desde um pocket show ao vivo até o trabalho da Cia. De Dança de Diadema, entre outros.

Diferentes modalidades artísticas na programação
A fim de abarcar diferentes públicos o FestFIM conta com uma programação eclética, trazendo espetáculos de peso da cena cultural, como “Finda”, da Cia.  Dita Cuja, de Ribeirão Preto, com a manipulação de bonecos de corpo inteiro tendo, mesmo sendo concebido antes da pandemia, o isolamento social como pano de fundo.

Já a própria Cia. Apocalíptica estreia a montagem “Cemitério dos Vivos”, em parceria com o programa de qualificação em artes da Secretaria de Estado da Cultura. Trata-se de um projeto que vai revisitar um capítulo da história do grande escritor e jornalista Lima Barreto (1881-1922), um dos nomes emblemáticos do pré-modernismo brasileiro. O espetáculo combina as linguagens da dança e do teatro, com orientação de Carlos Canhameiro, e antecipa as homenagens ao intelectual pelo centenário de sua morte, em 2022.

Nessa maratona cultural, o público poderá também se surpreender com a “banda invisível”, de uma pessoa só da multi-instrumentista Cimara Fróes, e com o campeão latinoamericano de mágicas, Dimy Ilusionista, e suas mágicas de impacto.

Agenda Internacional
Da caprichada agenda internacional, a edição reúne seis espetáculos com representações da Rússia, Áustria, Itália e Argentina. Para se ter ideia do inusitado da programação, na montagem “A2 Passos”, de Rarkus Teatro, Meyerhold Biomecaninc's Work Center e Micro Teatro Terra Marique – unindo artistas de Brasil, Itália e Rússia, a plateia acompanhará a narrativa de olho apenas nos pés dos atores.

Formativas
A curadoria do FestFIM priorizou também a realização das atividades formativas, com temas que passeiam pelos mais variados segmentos da cultura brasileira, até literatura para bebês, moda, laboratório de voz, fotografia de nu, entre outros.

“Esse conjunto de ações é extremamente importante dentro da configuração do Festival”, observa o coordenador. “Além de falar dos mais variados campos da arte é uma forma dos participantes se atualizarem e estarem juntos, trocarem informações dos mais diferentes cenários do Brasil e até do exterior. Nossa experiência mostra que as atividades formativas são trocas extremamente enriquecedoras para todos os participantes”, conclui.

Festival em formato virtual
A programação do FestFIM, que realizou sua primeira edição em 2020 em plena pandemia e a segunda no início de deste ano, será inteiramente virtual. “Resolvemos arriscar num projeto ousado de festival on-line, que se tornou um dos maiores de artes integradas, com atrações de excelência para um número abrangente de espectadores”, garante Lawrence.

A ousadia será mantida nas próximas versões como marca registrada do festival.

Cia Apocaliptica
A Companhia Apocalíptica foi criada em 2013, em São José do Rio Preto/SP e mantém, atualmente, 10 obras em circulação (principalmente para o público infantil), que já fizeram parte da programação de 23 festivais.  O coletivo acumula 10 prêmios e 14 indicações, além de realizar apresentações em SESCs, SESIs e feiras literárias por todo o estado de São Paulo.

Em 2020, a Cia. Apocalíptica lançou o FestFim para fomentar a cultura da cidade e do estado de São Paulo. Neste mesmo ano, o festival foi um dos vencedores na modalidade Festivais e Mostras Independentes do Prêmio Nelson Seixas, realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura.

Agenda Completa do 3º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo está disponível no site https://ciaapocaliptica.com/festfim3

FESTFIM EM NÚMEROS
100 horas de programação
70 projetos artísticos
46 espetáculos nacionais
06 espetáculos internacionais
10 atividades formativas
300 artistas envolvidos
20 cidades do Brasil
22 profissionais na produção e realização do festival
 
Serviço
3º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo
Quando: de 6 a 14 de novembro
Onde: https://www.youtube.com/ciaapocaliptica e redes sociais @ciaapocaliptica
Informações e programação completa: https://ciaapocaliptica.com/festfim3

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp