10/12/2021 às 16h37min - Atualizada em 12/12/2021 às 00h00min

5 principais problemas no atendimento ao cliente

Falta de equipe para atender e tempo gasto com demandas repetitivas estão entre os pontos negativos que incomodam os clientes No atendimento

SALA DA NOTÍCIA Vinícius Cavallero
Ubots
Divulgação

Consumidores com expectativas cada vez mais altas estão exigindo que as empresas adaptem suas estratégias para melhorar o relacionamento digital. Caso a comunicação apresente falhas e barreiras de interação, é pouco provável que haja fidelização dos clientes.

Uma pesquisa realizada por uma empresa americana de consultoria aponta que 70% das pessoas que se consideram mal atendidas por uma empresa não voltam a fazer negócio com ela. 

Rafael Souza, CEO da Ubots, explica que ainda são muitas as empresas que não compreendem a importância em prestar um bom atendimento: “As empresas acabam comprometendo a satisfação dos clientes sem nem perceber, isso é mais comum do que imaginamos. Muitas vezes, o foco do bom atendimento está no ambiente físico, e o virtual acaba sendo o problema”, comenta.

Segundo o especialista em relacionamento digital, os cinco principais problemas no atendimento que mais incomodam os clientes, são:

  1. Falta de equipe para atender;
  2. Tempo gasto com demandas repetitivas;
  3. Falta de presença nos principais canais;
  4. Perder vendas por falta de atendimento;
  5. Não salvar dados do cliente na transferência de atendimento.


Como o bom atendimento pode ser feito com ajuda de um chatbot?

A maior parte dos problemas citados podem ser resolvidos com a ajuda de um chatbot. Ele é uma ferramenta conversacional desenvolvida através de softwares de comunicação automatizada. Por serem programas baseados em inteligência artificial, são capazes de engajar em uma conversa através de aplicativos de mensagens instantâneas, inferindo intenções, interpretando sentenças e respondendo, como em um diálogo entre humanos.

No atendimento ao cliente, os bots são capazes de solucionar dúvidas, transmitir informações, detalhar pedidos, realizar vendas, entre outros. Por serem altamente personalizáveis, eles podem incorporar os valores da empresa e representar uma personalidade estabelecida por ela.

“O auxílio de um bot otimiza a jornada do cliente, sem filas de espera, com objetividade na comunicação e integração entre os departamentos, fazendo com que ele transmita seus dados e dúvidas apenas uma vez. O conjunto dessas ações traz satisfação ao cliente, que recomenda e permanece como cliente”, comenta Rafael Souza.

Além das potencialidades citadas acima, os chatbots também reduzem os custos operacionais, melhora na qualidade da gestão dos atendimentos e nos resultados.

 

Sobre Ubots

Fundada em 2016, a Ubots surgiu da vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes empresas com seus clientes. Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência artificial. De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil e Chile e já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais informações em www.ubots.com.br. 


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