13/12/2021 às 14h45min - Atualizada em 13/12/2021 às 16h40min

ABDA é bicampeã da Série Titan do HaBaWaBa Brasil

Maior evento de polo aquático infantil da América Latina terminou com muita festa

SALA DA NOTÍCIA Sheila Junqueira - Assessoria de Imprensa ABDA
https://abdabauru.com.br/blog/2021/12/13/abda-e-bicampea-da-serie-titan-do-habawaba-brasil/
Wilian Olivato e Hender Medina

O time da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) conquistou, ontem (13/12), o bicampeonato da Série Titan (primeira divisão) do festival HaBaWaBa Brasil sub-13 misto. A prata ficou com a equipe Sesi Vila Leopoldina Branco e o bronze com o time ABDA Luso, que disputou com o Sesi Vila Leopoldina Azul.

Na Série Tsu (primeira divisão), outro time “da casa”, o ABDA Sub-11, levou o troféu de campeão. A prata ficou com o Clube Internacional de Regatas, de Santos (SP), e o bronze com o time Polo FBDA Sudesb, projeto social de Salvador (BA), que disputou com a equipe Hebraica A.

Tanto Sesi quanto ABDA, anfitriã do evento, tinham outras equipes que se destacaram no festival. O HaBaWaBa Brasil contou, ao todo, com 25 times participantes, de 11 clubes de vários Estados brasileiros. O número de times quase dobrou em relação ao ano passado, quando 14 equipes estavam na disputa.

Time ABDA Sub-11 foi campeão da série Tsu

Time ABDA Sub-11 foi campeão da série Tsu

Time ABDA Sub-11 foi campeão da série Tsu

+ Mais FOTOS na GALERIA - Créditos: Wilian Olivato e Hender Medina

Troféu Fair Play - O time Passarinho Atividades Aquáticas, do Recife (PE), conquistou o Troféu Fair Play, por ter se destacado durante a competição pelo carisma, jogo limpo e disciplina. Havia ainda times de várias cidades de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro e Brasília. “Tivemos procura de vários times estrangeiros, mas devido à pandemia, ainda não foi possível contar com a participação deles. Para o próximo ano, esperamos ampliar ainda mais o festival”, comentou Janaína Parra Grossi, uma das organizadoras do HaBaWaBa Brasil.

O atleta participante mais jovem também recebeu uma homenagem. Luiz Matheus da Silva Galvão, de apenas 8 anos, foi o mascote do time campeão ABDA, jogando na categoria sub-13.

Equipe Passarinho Atividades Aquáticas levou Troféu Fair Play para Recife

Equipe Passarinho Atividades Aquáticas levou Troféu Fair Play para Recife

Equipe Passarinho Atividades Aquáticas levou Troféu Fair Play para Recife

Evento importante - O HaBaWaBa Brasil, realizado em Bauru, é a versão latino-americana do maior festival de polo aquático infantil do mundo criado na Itália pela Waterpolo Development, com aval da FINA e do Unicef. A ABDA participa do festival na Itália desde 2011 e, em 2020, trouxe o evento para o Brasil pela primeira vez. Outros países também realizam o HaBaWaBa.

O nome do evento é a junção das primeiras sílabas da expressão em inglês “happy baby water ball” que, traduzida, seria algo como “criança feliz com a bola na água”. “A ideia é ensinar o polo aquático através de atividades lúdicas e do respeito ao adversário e demais envolvidos, criando não apenas atletas, mas bons cidadãos”, explica Janaína.

Conhecimento e diversão - Além de polo aquático, o festival oferece diversas atividades para os participantes. Em 2021, o HaBaWaBa Brasil proporcionou para os atletas clínicas de nutrição, badminton, capoeira e percussão brasileira. Para os técnicos, foi realizado workshop com André Avallone, campeão de polo aquático e supervisor técnico do Sesi-SP.

Na Arena do evento, os times ainda puderam usufruir de brinquedos infláveis cedidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e área de alimentação. No contraturno dos jogos, as equipes se divertiram no complexo aquático Novo Thermas de Piratininga, parceiro da ABDA no evento.

As cerimônias de abertura e de encerramento tiveram apresentações dos alunos da ABDA Filarmônica, braço musical da associação, que executaram o Hino Nacional e outras canções. Durante os dias do evento, as crianças puderam interagir com os padrinhos do HaBaWaBa Brasil: o campeão olímpico húngaro e técnico da ABDA Attila Sudar; a atleta da ABDA e da seleção brasileira Letícia Belório; e o ex-atleta da ABDA e ex-goleiro da seleção brasileira Leonardo Fernandes (Gelão).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp