21/12/2021 às 20h12min - Atualizada em 22/12/2021 às 00h00min

Comércio online pode superar desvantagens dos protocolos contra fraude 3DS e 3DS 2.0 com sistema integrado e inteligência artificial

3DS2 reduz drasticamente a taxa de conversão de vendas, pois bloqueia muitas transações legítimas, impactando as vendas, receita e reputação de varejistas online

SALA DA NOTÍCIA Carlos Silva
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Foto: Pixabay
 

Quando se trata de entender os sistemas de segurança que operam e vivem por trás de uma transação online, o mais importante é começar com alguns conceitos básicos para compreender cada etapa da operação. O protocolo de proteção contra fraudes 3D Secure 2, lançado em 2016, adicionou melhorias significativas à autenticação e experiência do cliente em relação ao 3DS 1. 

No entanto, o 3DS2 sozinho reduz drasticamente a taxa de conversão de vendas, pois bloqueia muitas transações legítimas, afetando a receita e a reputação comercial de empresas e varejistas online. 

Versão um

Antes de esses sistemas existirem, as empresas de cartão de crédito e débito e os comerciantes precisavam de uma forma alternativa para identificar e prevenir fraudes e, ao mesmo tempo, aprovar transações online para manter um fluxo constante de receita. Um dos primeiros processos com essa finalidade, criado em 1999, foi o 3D Secure, um protocolo de autenticação adicional para garantir que os pagamentos com cartão não presente (CNP) fossem legítimos.

3DS significa "três domínios seguros" e seu objetivo é proteger os cartões de crédito e débito de um comprador contra o uso não autorizado ao fazer compras online, envolvendo três partes: o banco adquirente, o banco emissor e a infraestrutura que o suporta. como a Internet, um aplicativo ou outros fornecedores de software. Infelizmente, a redução da fraude não foi totalmente eficaz, já que os emissores de cartão preferiram diminuir os maiores volumes de transações em vez de se arriscar a ser vítima de fraude, causando em 2019, de acordo com a Credorax, uma taxa de abandono de 10% a 15% no carrinho de compras global eCommerce e uma taxa de rejeição de transações de 20%. Para piorar a situação, o processo de checkout era tão desajeitado que levava os comerciantes a perder vendas e os emissores a rejeitar as transações.

O 3DS conquistou a reputação de inibidor de conversão de vendas, o que pode ser verdade quando aplicado indiscriminadamente a todas as transações. As desvantagens de um sistema único incluem:

  • Atrito no check-out - os compradores tinham que lidar com pop-ups ou redirecionar para um site de terceiros para autenticação.
  • Abandono do carrinho como consequência direta de um processo de pagamento complicado.
  • Falta de suporte móvel - 3DS foi construído para computadores desktop. Quando os clientes começaram a usar seus telefones para fazer compras online, o 3DS não conseguia acompanhar.
 

A chegada da versão 2.0

Foi até 2016 que foi lançada a nova versão, 3D Secure 2, que acrescentou melhorias significativas à autenticação e à experiência do cliente. A principal mudança do 3DS1 para o 3DS2 é que ele oferece uma melhor experiência do usuário e reduz a fraude em maior medida. Em vez de uma senha estática, os compradores geram autenticação com uma senha exclusiva que é enviada para seus telefones celulares ou pode ser feita com dados biométricos.

Apesar dessas mudanças, o 3DS2 sozinho também reduz drasticamente a taxa de conversão de vendas, bloqueando muitas transações legítimas, afetando a receita e a reputação de negócios online e vendedores. Como o 3DS2 está definido para se tornar um padrão obrigatório para transações online, é importante que os comerciantes dediquem um tempo para entender como implementar soluções junto com o 3DS2 que ajudarão a preservar uma experiência perfeita para os clientes enquanto lutam contra a fraude.

 

Alternativas mais eficientes

Dado que as projeções estimam que as transações online crescerão cerca de 85% nos próximos cinco anos, é importante observar que existem ferramentas e recursos de proteção contra fraudes online que ajustam o processo de tomada de decisão do 3DS com análises superiores. Soluções de prevenção de fraudes como o Vesta aproveitam a inteligência de aprendizado de máquina, baseada em mais de 25 anos de dados transacionais, para oferecer recursos de tomada de decisão de risco e fornecer as informações necessárias ao banco emissor para um fluxo de transações.

Os recursos de garantia de pagamento usam o 3DS2 de maneira inteligente, junto com a inteligência artificial e tecnologias de aprendizado de máquina, para fornecer segurança de e-commerce e aumentar as aprovações de compras legítimas, sem prejudicar os resultados financeiros do comerciante, resultando em lucros como:

  • Aceitar mais pagamentos transferindo responsabilidade para terceiros para transações que de outra forma poderiam ter sido recusadas.
  • Evite a complexidade de gerenciar integração de transações e problemas de conformidade.
  • Obtenha autenticação forte do cliente quando necessário. Isso reduz o atrito e o abandono do carrinho, ao mesmo tempo em que otimiza a taxa de conversão do pedido.

Segundo Oscar Bello, diretor-geral da Vesta para as Américas, o 3DS deve ser visto como uma das muitas ferramentas antifraude disponíveis e não como uma solução mágica. Como qualquer ferramenta, pode ser muito eficaz quando utilizado na aplicação correta, mas O 3DS sozinho dificilmente fornecerá os resultados que um comerciante espera ver. É por isso que é tão importante que os comerciantes implementem soluções adicionais de prevenção de fraude e aprimoramento de aprovação junto com o 3DS para garantir uma experiência de checkout sem atrito para seus clientes no momento em que as aprovações de transações legítimas melhorem para aumentar a receita. "

Existe potencial para melhorar as taxas de conversão quando o 3DS é usado como parte de um sistema de gerenciamento de fraude orquestrado que aproveita inteligência artificial, aprendizado de máquina, impressão digital do dispositivo, análise de link profundo, pendente silencioso, análise comportamental e outros recursos de última geração.
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