23/12/2021 às 16h18min - Atualizada em 26/12/2021 às 00h00min

Lucro ou prejuízo? Maioria dos empreendedores não sabe responder

Dados mostram que a falta de controle financeiro é fator para mortalidade de empresas

SALA DA NOTÍCIA AIs Comunicação e Estratégia Ltda
https://www.aiscomunicacao.com.br
João Tosin – Celero Consultoria
A opção do empreendedorismo é a realização de um sonho para uma significativa parcela da sociedade que busca independência financeira e liberdade para tomar as próprias decisões profissionais. Mas o sonho acaba tomando um caminho frustrante se a entrada no mercado ocorrer sem planejamento e preparação e se a manutenção do negócio não contar com estratégias de gestão que facilitem a condução da empreitada. Sem avaliação sobre o desempenho da empresa, o sonho se torna pesadelo.

Pesquisa do Sebrae sobre os motivos de mortalidade das empresas mostra que metade do empresariado em atividade, composto em sua maioria por pequenos e médios negócios, sequer sabe afirmar se tem lucro ou prejuízo. Em um universo no qual os dados mostram que 88% dos gestores abriu o negócio utilizando recursos próprios ou da família, adotar ferramentas que facilitem a gestão é crucial para a sobrevivência e sucesso da empresa.

Uma pequena parcela dos pequenos e médios empresários realiza planejamento ou faz levantamento de mercado antes de iniciar as atividades, o que aumenta a necessidade de uma gestão qualificada para a manutenção do negócio. É preciso fazer um acompanhamento diário para saber como anda o negócio. Realizar balanços, fazer fechamentos, analisar dados, estudar o fluxo de caixa, são medidas necessárias para diagnosticar como vai a saúde da empresa. Nesse campo, a tecnologia assume um papel importante ao fornecer mecanismos que auxiliam o gestor a ter visão ampla do negócio e com mais eficiência”, afirma João Tosin, CEO da Celero.

A fintech, sediada em Curitiba, possui uma ferramenta de gestão inovadora que automatiza processos operacionais e rotinas financeiras utilizando os dados do internet banking da empresa. Além de otimizar o fluxo das ações administrativas, oferece relatórios que contribuem para tornar mais ágil cada necessidade dentro da rotina já adotada pelos empreendedores. Como explica o executivo: “Nossa plataforma descomplica a rotina do setor financeiro de pequenas e médias empresas, já que 95% delas aqui no Brasil não têm contato e não utilizam nenhuma ferramenta específica para gestão financeira. Ela oferece condições para que a administração financeira seja facilitada sem que sejam alterados os hábitos diários da empresa, como a emissão de cobranças, consulta de saldos e a realização de pagamentos”.

Dentre as empresas que não sobreviveram aos desafios diários, 19% colocam como principal motivo do fracasso a falta de capital ou lucro e 9% indicam a falta de clientes, de acordo com os dados do Sebrae. Recentemente, a pandemia provocou um cenário de incertezas que afetou diretamente esse público, que geralmente não possui uma reserva para cobrir situações de dificuldade.

Por outro lado, as empresas que resistiram às dificuldades da pandemia têm expectativa de aumento de vendas e de concretização de negócios nesta retomada gradual das atividades. O período de compras do Natal, que provoca aquecimento no mercado, é oportunidade para que empresários iniciem uma reserva de emergência, realizem investimentos que impulsionam o negócio ou, principalmente, apliquem os recursos em sistemas e ferramentas que permitirão avaliar a saúde financeira da empresa e ter a oportunidade de prospectar sucesso.

Sabemos que é significativo o número de empresas que fecham ainda dentro dos dois primeiros anos de vida e que quase metade delas não atingem quatro anos de existência. Contar com o apoio de uma gestão facilitada e eficiente faz o comerciante, ou prestador de serviço, o empreendedor de qualquer porte ter dados para avaliar as possibilidades de crescimento, de preservação da estabilidade ou até mesmo a necessidade de busca de crédito para garantir a viabilidade do seu empreendimento”, resume Tosin, CEO da Celero.

Sobre a Celero
A Celero é uma empresa que ajuda pequenos e médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar. Sediada em Curitiba, é um dos expoentes do open finance, a evolução do open banking, sendo referência a pequenas e médias empresas com soluções que promovem integração e rapidez aos processos de gestão financeira.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp