18/01/2021 às 18h50min - Atualizada em 19/01/2021 às 00h00min

TAGME reservas na palma de sua mão

Viajantes e restaurantes cada vez mais conectados

SALA DA NOTÍCIA Debora Legnani
Hoje, a descoberta de restaurantes não se dá apenas em uma plataforma. Os clientes mais engajados usam múltiplos canais, principalmente smartphones para descobrir e se conectar com bares e restaurantes. Inclusive quem está viajando.
 
Um passageiro pode, antes mesmo de embarcar em um voo, pesquisar por um restaurante, fazer a reserva, e em alguns casos escolher mesa e menu. Algo que se traduz em comodidade e agilidade, principalmente para quem não tem tempo a perder e está com a agenda cheia e busca por segurança. Seja para viagens de negócios ou para lazer.
 
Pensando nisso, a Tagme, Startup que é uma importante referência no mercado, vem conectando clientes e restaurantes em todo país, da forma mais inteligente: trabalha em colaboração com o Google e possui links para o Instagram, Facebook e sites dos restaurantes. Esta nova dinâmica quebra paradigmas no Brasil e implanta novas lógicas de acessibilidade para integrar perfeitamente a reserva em bares e restaurantes nos múltiplos canais de comunicação.
 
É o caso de casas premiadas nas principais capitais do país, como o Terraço Itália e Prèsident, em São Paulo; Chez Claude e Xian, no Rio; Amado e Casa Vidal, em Salvador; Glouton e Nicolau Bar da Esquina, em Belo Horizonte; Mingus Zé Maria e Ponte Nova, em Recife; Origem, em Salvador; e Banzeiro, em Manaus. Todos já adeptos de soluções tecnológicas digitais, não apenas para a gestão de reservas e filas de espera, mas para promover relacionamentos individualizados com os clientes.
 

Quando um restaurante se conecta às plataformas da startup , usuários conseguem buscar por restaurantes ou bares próximos diretamente no Google Maps, verificar pontuações (críticas de frequentadores) e ainda ganham links de acesso às reservas online, direto no perfil do Instagram, ou no buscador do Google. Viajantes ganham facilidade com portas bem abertas para que possam antecipar suas reservas antes de chegarem ao destino com segurança e comodidade.
 
Atualmente, clientes portadores de cartão de crédito também têm múltiplos benefícios nos bancos que emitem os seus cartões, é recomendável procurar por eles pois normalmente há uma conexão com reservas online.
 
A empresa adotou como estratégia conectar os melhores restaurantes de cada cidade, pois são justamente estes os mais buscados. Hoje já são mais de 1.000 restaurantes nas principais capitais do país com conexões bem organizadas na internet. “Estamos conectados com restaurantes que normalmente já captam muitos clientes pela própria força das suas marcas. O nosso trabalho é o de ajudar a fortalecê-las criando novas experiências de alto padrão, da reserva ao momento que o cliente chega no restaurante, diz João Paulo Alves, CEO da empresa.
 
Levantamento feito pela Startup em todos os mil restaurantes conectados mostra que os hábitos dos clientes vêm se transformando depois de agosto, quando aconteceu a reabertura gradual da economia. A empresa registrou que o uso dos sistemas de reservas online cresceu 274% se comparado a janeiro deste ano, antes da pandemia, mês tradicionalmente com ocupação elevada nos estabelecimentos. Somente no último mês, entre setembro e outubro, o crescimento de reservas online foi de 27%. O dado ganha ainda mais relevância considerando que os restaurantes estão operando entre 50% e 75% de suas capacidades, em média.
 
João Paulo Alves, ainda aponta que antes os restaurantes tinham boa curiosidade sobre o uso destas aplicações de hospitalidade, mas que agora, entenderam a importância de abrir portas no mundo online para criar um ambiente mais confortável para os seus próprios clientes. A aceleração deste processo tende a beneficiar muito os consumidores de restaurantes que poderão cada vez mais fazer reservas ou acessar a lista de espera remotamente.
 

 
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