18/08/2022 às 16h12min - Atualizada em 18/08/2022 às 16h12min

A importância da área tecnológica para o desenvolvimento das cidades

Além da modernização e acesso, as cidades têm buscado o uso das tecnologias existentes e daquelas que estão sendo lançadas, quase que simultaneamente as necessidades do mercado, para seu desenvolvimento, em diversas áreas. Do saneamento básico, ao monitoramento da qualidade do ar, aos sistemas de segurança e georreferenciamento, entre outros, a tecnologia se apresenta como solução na minimização de riscos, produção de indicadores e facilitação da vida dos cidadãos.
O tema cidades inteligentes ou smart cities, que remete imediatamente ao desenvolvimento tecnológico das cidades ganhou popularidade há mais de 15 anos e agora é ancorado em todas as discussões sobre desenvolvimento urbano. Há diversas publicações que tratam especialmente do tema assim, como trata-se de objeto de discussões, seminários e esforço de vendas. 
Sobre quais tecnologia estamos falando? Trata-se de soluções tecnológicas utilizadas para a melhoria da qualidade de vida da população e dos serviços oferecidos a ela. Destacamos o desenvolvimento acelerado aliado a sustentabilidade, um dos norteadores na concepção das smart cities.
Importante destacar que o uso da tecnologia é significativo aliado no desenvolvimento das cidades sob o ponto de vista da economia, mobilidade, relacionamentos das pessoas, governança, saúde, meio ambiente, segurança, entre outros que servem aos parâmetros de investimentos públicos e privados, formando os eixos de desenvolvimento e conexão das soluções.  
A construção civil, neste cenário, vem buscando alternativas para elaborar e executar projetos de maneira a não agredir, mas preservar o meio ambiente, como a utilização de recursos que otimizam as edificações, seja na construção ou no funcionamento.  O desenvolvimento e a integração de sistemas de automação predial, por exemplo, assim como, uso de energia renovável, de novos materiais, de aplicativos e softwares, fazem parte do conjunto tecnológico que beneficia o desenvolvimento do setor, de forma integrada as cidades.
Do ponto de vista da saúde, o monitoramento da qualidade do ar, no estudo de doenças respiratórias, impacta a saude dos cidadãos. Sistemas de monitoramento de segurança de áreas, assim como controle de iluminação e de controle de funcionamento de semáforos são exemplos do impacto do uso da tecnologia no dia a dia de uma cidade. Sensores inteligentes para monitoração climática, interligado; Wi-fi  e Internet gratuita; unificação de dados no setor público, entre outros, são exemplos da aplicação da tecnologia e seu impacto no desenvolvimento urbano.  
Não podemos mais ignorar o avanço tecnológico e a construção das cidades inteligentes como caminho de mão única para um futuro que se avizinha.
Para saber mais conheça Metaverso e gêmeos digitais na geografia das cidades - TecMundo e https://portal.connectedsmartcities.com.br/ que trazem noticias atualizadas do setor.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp