03/10/2022 às 12h33min - Atualizada em 04/10/2022 às 12h11min

André Baran é campeão nas duplas masculinas e mistas no Pan-Americano de Beach Tennis, na Argentina

O torneio na cidade de Rosário terminou neste domingo (2), reunindo 11 países e 2 mil atletas, com domínio do Time Brasil. No ranking mundial, o catarinense subiu uma posição e, agora, é número cinco do mundo

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Duas vezes campeão. O catarinense André Baran encerrou o Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis, na cidade de Rosário, na Argentina, comemorando os títulos de duplas masculinas e duplas mistas, em um torneio dominado pelo Time Brasil. Formando parceria com Vini Font, como cabeças de chave 2, Baran derrotou, neste domingo (2), os venezuelanos Nacho Guedez e Carlos Vigon, na final masculina, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Nas mistas, em uma decisão entre brasileiros, Baran e Vitória Marchezini venceram Allan Oliveira e Marcela Vita, também por 2 a 0 – 6/3 e 6/4.

No ranking mundial divulgado nesta segunda-feira (3), pela Federação Internacional de Tênis - ITF -, Baran - número 1 do Brasil - subiu uma posição e, agora, é o quinto do mundo. O catarinense disputou o Pan motivado pelo bicampeonato nas duplas mistas e medalha de bronze nas duplas masculinas no Mundial de Beach Tennis, em Terracina, na Itália, na semana anterior. E fez muita festa ao final dos jogos em Rosário, comemorando os dois títulos na Argentina.

"É sempre uma honra representar o Brasil. Quero agradecer meus parceiros, que jogaram muito. Foi demais disputar esses títulos ao lado deles. E dizer meu muito obrigado a todos que torceram por nós", afirmou André Baran, que conta com patrocínio da Havan, Praia Clube, Azambuja Mais, Qualicoco, Alto Giro, Herbalife e Urca Prime.

Baran e Font repetiram, assim, a conquista de 2019, quando ficaram com o título pan-americano em Aruba. E o catarinense comemorou pela terceira vez nas mistas – ganhou em 2019 com Rafa Miiller e, em 2021, com Marcela Vita.

O Brasil é maior vencedor do torneio, no Profissional, agora com seis conquistas. E foi campeão e vice, também, nas duplas femininas, com Sophia Chow e Julia Nogueira ganhando de Marcela e Vitória. Dos 15 títulos em disputa, no profissional e no juvenil, nas diferentes categorias, os brasileiros conquistaram 13. O Pan reuniu 11 países e 2 mil atletas durante quatro dias. 

Sobre André Baran - O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e sexto melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais por equipe e nas duplas mistas, além de medalhas em Jogos Pan-Americanos e Jogos Mundiais de Praia, entre outras conquistas em torneios da ITF.

Na carreira, Baran conquistou títulos importantes nas duplas masculinas, como o Mundial por equipes, na Rússia, e medalhas de ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia, no Catar. Ao lado do russo Nikita Burmakin, foi vice-campeão do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic'22, em junho deste ano, em Brasília (DF).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp