24/10/2022 às 14h05min - Atualizada em 25/10/2022 às 00h01min

BIN@Minas 2022 reuniu mais de 1000 participações

FCJ Venture Builder, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, trouxe a Belo Horizonte um dos principais encontros globais com líderes e executivos de peso do mercado

DINO


O debate de ideias com o objetivo de conectar o universo acadêmico ao mercado da inovação foi o ponto de partida para a realização do BIN@Minas 2022 (Business and Innovation Network). Promovido pela FCJ Venture Builder em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o evento reuniu mais de 1000 participações para discutir práticas, tendências e oportunidades do setor, com mais de 30 horas de conteúdo.

Com organização da CRIA-ME projetos e eventos, a principal premissa desta edição em Minas Gerais foi trazer à tona as agendas de inovação cujas bases partem da pesquisa e se transformam em produtos e serviços que atendem às necessidades da sociedade, gerando valor para a economia. Por isso, o tema motriz foi “O Crescimento da Economia da Inovação.

“Durante o evento, as inovações foram apresentadas por pesquisadores e especialistas de mercado em diversos setores da economia, proporcionando a todos os participantes oportunidades de compartilhar conhecimento e melhores práticas, fazer networking, criar parcerias e oportunidades de negócios”, relata Paulo Justino, CEO da FCJ.

Para se ter uma ideia, o BIN@Minas reuniu mais de 60 peritos nacionais e internacionais para tratar do impacto global da inovação na vida de empresas, universidades e cidadãos. Os temas foram apresentados em palestras, debates e workshops, com foco em áreas como biotecnologia, saúde, ESG, agribusiness e outras.

Design de produtos e a importância das universidades na inovação

A palestra internacional de Julio Martins, co-founder da Everythink, foi um dos destaques do primeiro dia do evento. O especialista em design e desenvolvimento de produto e gestão de projetos trouxe o tema "Make it real! Bringing ideas to life and products to people".

No segundo destaque do dia, a PucTec, representada pelo professor Humberto Torres Marques Neto, trouxe a palestra “Investir em novos negócios criados a partir de projetos acadêmicos: o caso da PUCTec – hub de inovação e negócios.

Para ele, a universidade é o principal polo de inovação que existe. “No nosso programa, é quase obrigatória a participação e o envolvimento de alunos, pois essas iniciativas transformam o espaço e o colocam em prol do desenvolvimento da sociedade”.

No segundo dia de evento, painéis simultâneos foram realizados com temáticas diversas com aplicação para a inovação. Os action tanks abordaram assuntos como ESG & Inovação Corporativa, Economia Circular, Logística Avançada, entre outros. Um destaque foi a participação de Marcelo Farias, do BH Airport, que falou sobre o centro de inovação do aeroporto.

O terceiro dia contou com mais de 14 horas de conteúdo em workshops que tiveram o objetivo de discutir a inovação de uma maneira ainda mais prática. Entre os principais destaques está o “How can innovation be applied through feminine values?, ministrado pelas fundadoras da Mobius Women Tech Ventures, Carol Gilberti e Regina Migliori.

“Ao falar de valor feminino nesse workshop não destacamos o gênero, falamos dos valores universais. Ter os homens com a gente na sala foi muito interessante e ampliou a visão do que é o feminino como valor”, declarou Carol Gilberti.

O legado do evento – A Business & Innovation Network – BIN@ é uma rede internacional de parceiros acadêmicos e corporativos engajados em apoiar a criação de um fórum sustentável de compartilhamento de boas práticas e oportunidades em inovação. Foi fundada pelas instituições Universidade do Porto (Portugal), Universidade de Sheffield (Reino Unido) e USP – Universidade de São Paulo (Brasil). Atualmente, a rede conta com mais de 4,5 mil delegados em todo o mundo e já organizou 15 eventos internacionais em Portugal, no Reino Unido, no Brasil, na Romênia, na Polônia e na Holanda.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp