22/11/2022 às 20h00min - Atualizada em 23/11/2022 às 12h02min

Quer acelerar nas retas? Aposte em treinos de subidas e ladeiras

Confira 4 sugestões para aumentar a resistência nas corridas em trajetos planos

SALA DA NOTÍCIA Luiza Menezes
Divulgação/Authen

Fazer uma atividade física que se gosta sempre vem acompanhada de desafios e de tipos de treinos menos atrativos. Na corrida, não é diferente, muitas corredoras não curtem os treinos de subidas e ladeiras, mas eles são necessários para quem busca aumentar a resistência e melhorar o condicionamento nas corridas de rua com trajetos planos. 

Praticar em subidas e ladeiras é um diferencial para quem quer evoluir e ficar mais forte, já que é uma boa alternativa para fortalecer os músculos dos tornozelos, panturrilhas, joelhos, coxas e quadril. Na busca por incentivar mulheres a admirarem a sua trajetória, recriar momentos e para que elas vivam a melhor versão de si mesma, a Authen, a primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de vestuário especializado de corrida e performance acessível, separou 4 dicas para aumentar a resistência e acelerar nas retas. Veja a seguir: 

  1. Comece devagar

Especialistas recomendam que esse tipo de treinamento seja introduzido gradativamente, com subidas suaves, uma por semana, por exemplo. Assim, o corpo vai se adaptando, entende a mecânica e o estímulo e logo é possível progredir.  

  1. Construa uma base forte na corrida com as ladeiras

Nesse período, treinos de ladeira dão força e ajudam a conhecer o corpo e a extrair o máximo dele. Dividido em momentos de subida e descida, além de fortalecer a musculatura, aumenta a resistência aeróbia, algo fundamental para quem busca melhorar seu condicionamento e atingir uma melhor performance.

  1. Domine as descidas

Bom, tudo que sobe, desce, correto? Vale destacar que no aclive, a corredora precisa de mais energia e pensando na musculatura, não tem uma região específica com um desgaste maior. No entanto, o desgaste muscular e nas articulações é maior na descida em razão da ação de produzir energia e frear. O impacto de correr na descida é três vezes maior ao encarado em um trecho plano. Todo o peso de ação é canalizado para os joelhos, por isso, é importante desacelerar aos poucos, sem movimentos repentinos.  

  1. Use equipamentos adequados para performance e prevenção de lesões

A corrida é uma atividade de alto impacto e movimento constante e como vimos, no declive o impacto é ainda maior. Com esse esforço repetitivo, microlesões acontecem no músculo e dependendo do volume e intensidade dos treinos o corpo não regenera a tempo esses rompimentos musculares. Hoje, com a tecnologia a nosso favor, há produtos de alta compressão que diminuem a vibração muscular, o que reduz a fadiga e ajuda a correr por mais tempo, que previnem e reduzem microlesões causadas pelo impacto da corrida e auxiliam no ganho de performance.

 

TOP SIGNATURE POWER +7

 

BERMUDA SIGNATURE ENDURANCE +7

 

LEGGING SIGNATURE VITAL +7

A Linha Signature possui os acessórios ideais para corredoras que buscam força para treinos diários e intensos. Ela utiliza tecido com a tecnologia High Compression, com alta compressão e conforto, bem como proporciona zero transparência em mais movimentos e ângulos. Além disso, tanto tops quanto bermudas e leggings possuem 32% menos de atrito, o que reduz as chances de machucados. Além disso, a linha possui os acessórios ideais para corredoras que buscam facilidades, por exemplo, bermudas e leggings com bolsos para guardar suplementação, celular e garrafinha de água. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp