jornal XIS da Questão Publicidade 728x90
28/11/2022 às 11h14min - Atualizada em 29/11/2022 às 00h02min

Caravana do Esporte, do IEE, chega a Curionópolis (PA) nesta terça-feira

Com apoio da Vale, o projeto do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, realizará, até quinta-feira (1º/12), diferentes atividades na Arena Caravana, erguida no Estádio Municipal Wilson de Sousa, na cidade no interior do Pará

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Cerca de 1.500 alunos das escolas municipais de Curionópolis, no interior do Pará, terão três dias de muita brincadeira na Caravana do Esporte, a partir desta terça-feira (29), na arena erguida no Estádio Municipal Wilson de Sousa. Com a presença da medalhista pan-americana de maratona, Adriana da Silva, o projeto do Instituto Esporte & Educação (IEE) chega ao município para ações de esporte educacional voltadas a estudantes, gestores e professores da rede pública de ensino, com apoio da Prefeitura municipal.

O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser. A Caravana do Esporte têm apoio institucional do UNICEF e o patrocínio da VALE, MASTERCARD e UNILEVER, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Ao longo de três dias, a Caravana promoverá atividades gratuitas de esporte em oito miniestações esportivas, até a quinta-feira (1º/12). Nas estações esportivas as crianças vivenciam todas as atividades em rodízio. Enquanto a criançada brinca, gestores e professores das escolas municipais participam do curso de formação continuada: Pedagogia do Esporte Educacional, com a metodologia desenvolvida pelo IEE para qualificar a prática esportiva.

A programação na etapa Curionópolis começa na terça, às 8h, com a chegada à Arena Caravana do primeiro grupo de crianças trazido pelas escolas. Às 9h, uma solenidade marcará a abertura oficial do projeto na cidade. As atividades para as crianças, ministradas pelos especialistas da Caravana, prosseguem até as 17h, durante os três dias.

A Caravana do Esporte leva gratuitamente a municípios do interior do Brasil ações educacionais voltadas para alunos da rede pública e para os servidores. Atletas convidados visitam as ações da Caravana para mobilizar gestores, alunos e a comunidade em prol do esporte e da educação.

"Chegamos a Curionópolis com a Caravana do Esporte, que está voltada para uma educação inclusiva, levando esporte para crianças e jovens. A metodologia desenvolvida permite a experimentação, o aprendizado pelo movimento e o convívio com as diferenças", afirma a presidente do IEE, Ana Moser.

Atleta convidada vai brincar com as crianças - Adriana Aparecida da Silva visita pela primeira vez o projeto e pretende mostrar um pouco de sua experiência no atletismo. Adriana é corredora de longa distância, atleta olímpica que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016. Foi bicampeã pan-americana de Maratona. Integrando a delegação que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, ganhou a medalha de ouro na Maratona com a marca de 2h36min37, batendo o recorde do Pan.

Esta edição 2022 da Caravana do Esporte conta com atendimento presencial de professores e estudantes das escolas públicas e formações de educadores em formatos presencial e à distância (EaD). Recebem a Caravana este ano as cidades de Aracaju (SE), Mateus Leme (MG), Curionópolis (PA), Corumbá (MS) e Cabo de Santo Agostinho (PE).                             

Programação
Caravana do Esporte em Curionópolis (PA)

29/11 a 1º/12 - 8h às 17h - Atividades de esporte na Arena Caravana - alunos da rede municipal de ensino. Local: Estádio Municipal Wilson de Sousa.
29/11 - 9h – Cerimônia de abertura oficial da etapa. Local: Arena da Caravana.
29/11 a 1º/12 - 8h às 17h - Formação para professores e profissionais. Curso Pedagogia do Esporte Educacional. Local: Escola Prefeito Eronides Francisco Soares.
1º/12 -  16h30 – Cerimônia de encerramento da etapa Curionópolis. Local: Arena Caravana.

Sobre a Caravana do Esporte - A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil  e leva aos  municípios as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 200 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

O Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio da VALE, MASTERCARD e UNILEVER, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
jornal XIS da Questão Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp