jornal XIS da Questão Publicidade 728x90
02/01/2023 às 15h38min - Atualizada em 02/01/2023 às 15h38min

Cachoeira Rio do Ouro - Peruíbe

Roteiros Eco trilhas
Foto: Divulgação/Wikiloc
Peruíbe é uma das últimas praias do Litoral Sul, contendo um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica ainda virgem, sendo aproximadamente 85 mil hectares de  extensão, possuindo belezas naturais deslumbrantes e algumas  pouco conhecidas por serem bem afastadas e às vezes de difícil acesso, principalmente às mais bonitas cachoeiras de Peruíbe

Sem dúvidas que ir a uma cachoeira é uma incrível atividade de lazer para se fazer com a família, amigos ou até curtir sozinho(a) sendo um dos locais mais procurados no verão, sendo uma boa pedida para descanso, aliviar o estresse causado pelo cotidiano e também renovar as energias.

Muitas pesquisas afirmam que o banho de cachoeira é capaz de diminuir a concentração de cortisol (hormônio ligado ao estresse), pressão arterial e até mesmo a frequência cardíaca devido aos efeitos de água gelada na circulação.

Cachoeira Rio do Ouro:
Localizada na zona rural de Peruíbe, essa cachoeira de tirar o fôlego fica dentro do Parque Estadual Serra do Mar em meio a Mata Atlântica. Possui uma queda de mais ou menos 8 metros de altura, com um visual totalmente selvagem, sendo sua visitação recomendada para contemplação, pois não é muito funda .

Por estar localizada em um local bem afastado da cidade e seu acesso ser por estrada de terra o mais recomendado é a contratação de uma agência de turismo que tenha o veículo 4×4, próprio para esses lugares.

Cachoeira no Verão: Confira os 10 Cuidados que você deve tomar para evitar Riscos
Diferença entre cabeça d’água e tromba d’água. Muitas pessoas confundem esses dois fenômenos. Primeiramente vamos esclarecer a diferença de ambos:

Cabeça d’água: Acontece quando o tempo está claro, céu aberto onde o banhista está, mas cai muita chuva em pouco tempo na cabeceira ou nascente do rio. O que causa um aumento repentino no volume de água do rio ou cachoeira, podendo causar afogamentos e arrastar os banhistas. Esse fenômeno é mais comum no verão e é o grande medo da maioria das pessoas que visitam uma cachoeira.

Tromba d’água: Acontece quando uma nuvem de chuva forma uma espécie de funil sobre uma área  aberta e com muita água, geralmente acontece em oceanos e rios volumosos. Não é comum em cachoeiras e rios estreitos.

Então, quando estamos em uma cachoeira o risco que temos é de ser surpreendidos por um cabeça d’água e não tromba d’água.

Cuidados que devemos tomar
1 – Verificar previsão do tempo;
2 – Evite ir desacompanhado para trilhas e cachoeiras;
3 – Procure ficar em locais mais altos;
4 – Fique atento às mudanças climáticas;
5 – Obedeça as placas de alertas;
6 – Não ingerir bebidas alcoólicas;
7 – Fique atento aos riscos de deslizamento;
8 – Use sapatos adequados;
9 – Prefira um local que você conheça ou contrate um guia;
10 – Caso você seja surpreendido por uma cabeça d’água.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
jornal XIS da Questão Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp