jornal XIS da Questão Publicidade 728x90
24/01/2023 às 16h28min - Atualizada em 24/01/2023 às 16h28min

O que caracteriza o profissional completo?

AEAP
Para se diferenciar no mercado de trabalho, o profissional deve agregar conhecimentos tecnológicos à sua formação. A exigência do mercado está a cada dia mais estreita e os profissionais com esta qualificação têm mais chance de ocupar a vaga ofertada. 

Na área de engenharia sai à frente quem sabe melhor lidar com o uso mais racional de recursos e elementos necessários para a realização de uma obra: materiais, mão-de-obra, ferramentas, procedimentos e tempo. 

Para alcançar esta excelência o profissional dispõe de realidade virtual, inteligência artificial, softwares cada vez mais completos e eficientes, materiais inovadores e sistemas estruturais mais vantajosos. Para acessar estas ferramentas há necessidade de conhecimento destes programas. O que torna necessário que o profissional se atualize e se capacite periodicamente de forma a acompanhar a evolução das tecnologias que a área dispõe.

Mas não basta ser ‘expert’ em tecnologia, programas etc. As empresas hoje em dia avaliam o candidato sob diversos aspectos, inclusive sob aspecto psicológico e emocional, além de socialização, benemerência, atitudes e posturas fora do ambiente corporativo, estão a cada dia mais na mira dos recrutadores, que utilizam até a busca pelos perfis sociais, ou seja, perfis do candidato nas redes sociais.

 A construção de um perfil social profissional nas redes sociais exige tanta atenção quanto antigamente nos preocupávamos com a roupa e acessório que seriam usados no dia da entrevista pessoal. Este ainda é um item relevante – a máxima ‘a primeira impressão é a que fica’, ainda diz muito.  Mas nem sempre a primeira impressão é aquela colhida pessoal. A internet hoje é uma importante ferramenta no recrutamento também, no encurtamento das distâncias, quando o profissional tem muitas vezes o primeiro contato com a empresa recrutadora, por meio de entrevistas e testes no ambiente virtual. Em análise dos perfis sociais nas redes sociais também o recrutador pode construir o questionário pretendido ao candidato para determinada vaga. 

Outro aspecto interessante no recrutamento é a presença do profissional de psicologia organizacional.  A este profissional cabe administrar testes psicológicos, contribuindo com a qualidade nos resultados e assertividade entre perfil do candidato e vaga ofertada, por exemplo. 

Bem se vê que hoje em dia as condições do candidato que busca ocupar determinada vaga vão além da formação acadêmica tradicional. Em sua bagagem deve ser adicionada ideais de protagonismo, inteligência emocional e metodologia ativa aos planos de carreira. 

Nossa dica é que os profissionais de engenharia aproveitem a plataforma digital Crea-SP Capacita (creasp.org.br/capacita), que oferece uma série de cursos em parceria com instituições de ensino para a formação ampliada, como comportamento organizacional, criatividade, liderança e mais. Além da capacitação extra formação na área indicamos que o candidato a uma vaga, seja ela qual for, ‘vista-se’ de confiança, com olhar em foco e estampe um sorriso sincero, características que há tempos tem aberto oportunas portas. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
jornal XIS da Questão Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp