28/05/2021 às 15h39min - Atualizada em 31/05/2021 às 00h00min

Gartner afirma que 70% das empresas mudarão seu foco de Big Data para Small Data até 2025

Medida fornecerá mais contexto para análises específicas e tornará a Inteligência Artificial (IA) menos dependente de enormes quantidades de dados

SALA DA NOTÍCIA PLANIN
https://www.gartner.com/en
Gartner
O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, prevê que até 2025, 70% das organizações mudarão seu foco de Big Data para pesquisas de dados mais abrangentes conhecidas como Small Data, fornecendo mais contexto para análises específicas e tornando a Inteligência Artificial (IA) menos dependente de enormes quantidades de dados.
“Interrupções como a pandemia COVID-19 estão fazendo com que dados históricos que refletem condições passadas se tornem rapidamente obsoletos, o que está quebrando muitos modelos de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina (ML – de Machine Learning, em inglês)”, diz Jim Hare, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Além disso, a tomada de decisões por humanos e Inteligência Artificial tornou-se mais complexa e exigente, e excessivamente dependente de abordagens de aprendizado profundo dependentes de um enorme conjunto de dados.”
Nesse cenário, os analistas do Gartner recomendam que os líderes de Data & Analytics (D&A) devem recorrer a novas técnicas de análise conhecidas como “Small Data” (pequenos dados) e “Wide Data” (dados amplos). “Juntas, essas novas técnicas são capazes de usar os dados disponíveis com mais eficácia, reduzindo o volume necessário ou extraindo mais valor de fontes de dados diversificadas e não estruturadas”, avalia Hare.
 
Small Data e Wide Data permitem o avanço nas análises de dados e uso de Inteligência Artificial – A utilização de Small Data é uma abordagem que requer menos dados, mas totalmente direcionada para insights úteis para os negócios. Esse modelo inclui certas técnicas de análise de série temporal ou aprendizado baseado em poucos instantes, dados sintéticos ou aprendizado supervisionados automaticamente.
Já o uso de dados mais abrangentes permite a análise dos registros por meio da sinergia de diversas fontes de dados (pequenas ou grandes) não-estruturados e estruturados. Esse modelo aplica análises X, com X significando encontrar links entre fontes de dados, bem como para uma diversidade de formatos de dados. Esses formatos incluem tabular, texto, imagem, vídeo, áudio, voz, temperatura ou mesmo cheiro e vibração.
“Ambas as abordagens facilitam as análises de dados e a aplicação de Inteligência Artificial de forma mais robustas, reduzindo a dependência de uma organização em relação ao conjunto de Big Data e permitindo uma consciência situacional mais rica e completa, em 360 ​​graus”, observa o analista. “Os líderes de D&A aplicam ambas as técnicas para enfrentar desafios como a baixa disponibilidade de dados de treinamento ou o desenvolvimento de modelos mais robustos usando uma variedade maior de dados.”
 
Aplicações de Small e Wide Data - O uso de Small ou Wide Data podem ser usados em áreas como a previsão de demanda no varejo, inteligência comportamental e emocional em tempo real e no atendimento ao cliente aplicada à hiperpersonalização e melhoria da experiência do cliente.
Outras áreas incluem segurança física ou detecção de fraudes e sistemas autônomos adaptativos, como robôs, que aprendem constantemente pela análise de correlações no tempo e no espaço de eventos em diferentes canais sensoriais.
 
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp