31/05/2021 às 11h09min - Atualizada em 31/05/2021 às 14h00min

Evento com duas crianças do Fluminense quebra seu terceiro recorde mundial

“Football for Friendship” reuniu o maior número de espectadores em um estádio virtual e superou marca anterior de 1.009 pessoas, segundo livro Guinness dos recordes

SALA DA NOTÍCIA Santafe Ideias
F4F
Duas crianças representantes do Fluminense assistiram às semifinais e à final, todas disputadas sábado (29/5), do torneio de futebol pela Internet do “Football for Friendship” (F4F - Futebol pela Amizade, em português), apoiado pela Fifa. E somada a centenas de espectadores mundo afora, a dupla brasileira ajudou o evento a seguir pelo terceiro ano consecutivo no Guinness como detentor do maior público em um estádio virtual. 

Raphaela Saade, 16 anos, e Ester Camargo, 14, estiveram presentes no feito reconhecido por representantes do livro que registra os recordes mundiais. Eles, que enviarão a ambas certificados por haverem contribuído para a conquista, terminarão esta semana as checagens para dizer o número exato de pessoas reunidas. Ainda assim garantiram que foram superados os 1.009 indivíduos conectados em 2020, marca que pertencia ao mesmo F4F. 

Em 2019, o “Futebol pela Amizade” ( https://footballforfriendship.com/) obteve pela primeira vez um lugar nas páginas do Guinness ao realizar um workshop de futebol que juntou presencialmente a maior quantidade de pessoas com diferentes nacionalidades no mesmo lugar ao mesmo tempo: nada menos que inscritos de 57 países, sete a mais sobre o registro que vigorou até o ano anterior. 

Participante há cinco anos do F4F --um programa social internacional criado em 2013 pela empresa russa Gazprom, maior produtora de gás natural do mundo--, o time carioca teve Ester como uma espécie de jornalista. Ela cobriu e divulgou nas redes sociais informações sobre o evento que durou nove dias, três deles dedicados à competição pela rede mundial de computadores.

Raphaela Saade foi capitã e treinadora do Dugong (Dugongo, em português, um “primo” distante do peixe-boi brasileiro), time multinacional com mais seis jogadores nascidos na Argentina, Gâmbia, Ilhas Turcas e Caicos, Mauritânia, Porto Rico e Suriname. Eles disputaram o torneio com outros 31 conjuntos formados por meninos e meninas provenientes de países de todos os continentes. 

Dois times de crianças caribenhas e latino-americanas, um deles com um garoto do Canadá, conquistaram o primeiro e o segundo lugar do torneio virtual, atividade de encerramento do “Football for Friendship, e por isso vão receber um total de 245 mil euros em dinheiro que deverá ser aplicado em iniciativas sociais. 
O vencedor da disputa foi o Argali, composto pelo belizenho Allison Torres (16); os costarriquenhos Alejandro Quintero (13), Nicolás Beirute (16) e Tomás Bryant (14); o arubano Dyrick Wouters (12); o mexicano Emilio Jafet Hernández (14); e o guatemalteco José Amado (16). 

O placar da final registrou um esmagador 14 a 3 sobre Crested Ibis (Íbis Crestado, em português), integrado pela boliviana Thiana Berdeja (15); a trinatária-tobagense Tykaiya Dennis (12); o canadense Luca Venditti (13); o colombiano Jerónimo Calderón (11); o paraguaio Ignacio Nogués (12); o porto-riquenho Nathaniel Pérez (12); e o uruguaio Juan Manuel Pinola (16). Cada um receberá 10 mil euros, uma medalha prateada e um smartphone. 
Pela vitória, além de um troféu, cada um dos sete jogadores do Argali, que como os demais participantes da competição praticam a modalidade em campos gramados, receberá uma medalha dourada, um computador e 25mil euros. Esse dinheiro eles devem, assim como os vice-campeões, destinar ao desenvolvimento de projetos sociais nas escolas de futebol a que pertencem seguindo os chamados “Nove Valores do F4F”. 

VALORES
O Futebol pela Amizade, que tem o inglês como língua oficial, organiza videoconferências durante os nove dias de sua realização --três deles para o torneio--, e uma delas contou com a presença do ex-jogador da seleção brasileira e ex do Real Madrid Roberto Carlos. Nelas se abordam os valores mencionados que são: amizade, igualdade, honestidade, saúde, paz, dedicação, sucesso, tradições e honra.

Isso permite aos participantes conhecer um pouco mais sobre diferentes culturas e pontos de vista, opinando sobre temas como meio ambiente, igualdade de gênero, acesso à educação, entre outros. Os organizadores do F4Fexplicam que o objetivo principal do projeto é plantar uma semente junto às gerações futuras para que possam viver em um mundo mais pacífico e colaborativo. 

O Football for Friendship, que até 2019 foi realizado de forma presencial, tendo anualmente uma cidade europeia com sede e aonde são levados meninos e meninas de todo o planeta, devido à pandemia foi obrigado a adaptar-se a ambientes virtuais, em função do isolamento social e da restrição a viagens internacionais. 

Isso fez com que o torneio tivesse que passar a ser online, no formato “eSports”, por um videogame que pode ser baixado gratuitamente (https://footballforfriendship.com/online-game/). Os organizadores acreditam que, após a Covid-19 ser controlada, o F4F voltará a seu formato original. 

MAIS INFORMAÇÕES: 
Santafé Ideias Assessoria de Imprensa da F4F para a América Latina e Caribe Celular e WhatsApp: (61) 98212 8462(Brasília-DF) 
Fotos e vídeos para a mídia: http://media.footballforfriendship.com
Site: https: http://footballforfriendship.com/
YouTube: https://www.youtube.com/user/FOOTBALL4FRIENDSHIP
Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Football_for_Friendship

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp