01/06/2021 às 09h26min - Atualizada em 02/06/2021 às 00h00min

Turismo e lazer por um dia: uma alternativa viável para quem não abre mão de viajar

Adriana Czajkowski e Grazielle Ueno Maccoppi (*)

SALA DA NOTÍCIA NQM
htpp://www.uninter.com
Shutterstock
Ahhh viajar, passear, relaxar, conhecer novos lugares e se desligar da rotina. Sem dúvida estas são alternativas perfeitas para recarregarmos as energias, não é mesmo? Vale ir sozinho, com os amigos ou acompanhado da família. Como é bom desfrutar de uma boa paisagem, aproveitar os momentos de descanso e descobertas fora do nosso espaço habitual. Justamente por isso que o turismo é caracterizado como uma atividade completa de lazer.  

Com tantos desafios impostos pela pandemia da COVID-19 é o reconhecimento da necessidade das atividades de lazer que está mantendo a cadeia de serviços turísticos ativa neste período de incertezas. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, em dados divulgados esse ano, o turismo mundial sofreu, no ano de 2020, uma queda média de 70% no fluxo e movimentação de turistas, ocasionando uma reorganização do setor de forma ampla e estrutural.  

Contudo, apesar do momento delicado para o setor, muitos empresários têm buscado alternativas viáveis aos seus empreendimentos para responder a necessidade da demanda reprimida, visando criar oportunidades de arrecadação coerentes aos seus negócios. Frente a esta nova realidade, também se tornaram premissas imprescindíveis aos empreendimentos do setor o cumprimento das medidas de prevenção da COVID-19, incluindo: atenção ao acesso de clientes, oferta de espaços exclusivos com pouca movimentação de pessoas, e observação das resoluções dos Órgãos Técnicos e Oficiais a respeito das questões higiênicas e sanitárias em vigor. 

A partir disso, observa-se o crescimento dos deslocamentos e viagens com distâncias curtas e períodos reduzidos. Os atrativos e equipamentos turísticos próximos aos grandes polos emissores e livres das aglomerações caíram no gosto dos consumidores ávidos pelo turismo. E o serviço de day use está em pleno crescimento, sendo cada vez mais utilizado por diferentes empreendimentos que compõem a oferta turística. A expressão de origem inglesa significa “uso por um dia”, ou seja, uma “mini hospedagem” onde é possível usufruir de toda a infraestrutura e recursos oferecidos pelo empreendimento. Por exemplo: piscina, serviço de praia, SPA, restaurante, sauna, sala de jogos, espaço para eventos, entre outros. Mas o uso é durante um espaço de tempo mais reduzido, sem o pernoite.  

Com a mudança de hábitos e a busca de locais seguros e próximos da própria residência, o day use se formata como uma importante alternativa de renda para os empreendimentos, trazendo retorno financeiro e garantia de lazer por um período de tempo viável aos visitantes. Este é um motivo em que é possível considerar o day use umas das grandes tendências atuais aos setores de turismo e hospedagem, destacando-se como uma opção segura para quem deseja uma boa experiência. 

E para curtir um day use é importante se programar e reservar com antecedência: o controle do fluxo tem sido elemento fundamental para gerar segurança e conforto. Sendo assim, o limite no número de visitantes é essencial para empreendimento e visitante. Lembre-se, o conceito do day use está diretamente associado a sustentabilidade. Por esse motivo, aproveite as atividades e espaços de lazer de maneira consciente, respeitando o ambiente, cultura e raízes históricas locais. 

Por fim, mas não menos importante: realize a confirmação do funcionamento das atividades antes de sair de casa. Com toda a dinâmica do momento, regras e decretos sobre o funcionamento dos empreendimentos podem comprometer a sua programação. Por isso, mesmo com reserva antecipada, é importante confirmar o seu passeio na véspera. 
 
(*) Adriana Czajkowski é coordenadora dos Cursos de Secretariado e Assessoria Executiva Digital do Centro Universitário Internacional UNINTER 
(*) Grazielle Ueno Maccoppi é coordenadora dos Cursos de Gestão de Turismo e Gestão Empreendedora de Serviços do Centro Universitário Internacional UNINTER 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp