Prefeitura interrompe Projeto Social
O Projeto Muay Thai Peruíbe sofreu um forte golpe da prefeitura municipal.
Crianças, adolescentes e adultos do bairro Vila Erminda foram surpreendidos pela paralização das atividades. De acordo com moradores e alunos que frequentavam o projeto, a decisão, tomada pela Prefeitura de Peruíbe, foi comunicada de forma súbita e sem discussão com a comunidade. Vale lembrar que projeto atende 150 alunos entre crianças, jovens e adultos.
O jornal XIS da Questão foi procurado por algumas mães e alunos do projeto comunitário na última semana, eles se mostraram angustiados e preocupados com o que a falta do esporte pode trazer de consequência para os alunos.
Segundo o professor Eddy (Sidney Alamo de Oliveira Barros), ele foi procurado pela prefeitura sendo informado que a administração iria precisar do espaço para abrigar o postinho de saúde provisoriamente enquanto durasse a reforma do postinho do trevo. “Eles estão tirando o único espaço de esporte do bairro inteiro, aliás atende também o Vatrapoã, Vila Romar e Recreio Santista.” Relata Eddy. Para tentar amenizar a situação, o professor Eddy remanejou alguns alunos para a sua academia na Av. João Abel, mas, “nem todas as crianças podem ir para lá, além do perigo das ruas no trajeto, lá é a minha academia particular, não consigo disponibilizar a academia todos os horários que seriam necessários para o Projeto.”
A Sra. Rosemeire mãe de um aluno de nove anos, destaca a importância do projeto, “é perto de casa, não preciso gastar com condução, além de tirar nossos filhos das ruas. Aqui é um local confiável, nós arrumamos, lavamos e pintamos. O prédio estava abandonado, fomos nós que deixamos em condições de uso. E agora com telhas e tudo arrumadinho vem a prefeitura e toma o prédio de volta? Isso é um abuso!” Ela nos conta que seu filho de nove anos frequenta as aulas e já participa de campeonatos.
“Meus filhos começaram a praticar esportes na Colônia Veneza, com a pandemia os treinos foram parados, depois, eu e um grupo de mães junto com o sensei conseguimos um lugar provisório para as crianças treinarem, e fomos juntando mais alunos até que conseguimos este espaço abandonado, fomos nós pais, junto com o professor, que reformamos e deixamos este local pronto para o treinamento de nossos filhos.” Relata, Dona Rosidalva mãe de dois atletas Federados.
“Sem este espaço nossos filhos não treinam, não participam de competições, eles perdem o foco e o objetivo. Eu como todas as mães, morremos de medo dos nossos filhos ficarem nas ruas a mercê da própria sorte ou até “fazendo aviãozinho” essa é a importância do Projeto!” Desabafa a Sra. Sônia.
Janaína mãe de adolescente atleta de Judô e Hapkdo, fala o quanto é importante o espaço para seu filho treinar, e destaca que: “o Projeto é de extrema importância para o bairro, pois, ele tira as crianças da rua e ajuda muito no psicológico, porque muitos estão em situação de vulnerabilidade social. Nós precisamos deste lugar!”